Europa, Gastronomia, Países Baixos

10 dicas do que comer em Amsterdam

08 abr 2019 • por Marianne Teixeira • 0 Comentários

O que comer em Amsterdam? Você já se perguntou o que deve experimentar de comida em Amsterdam? Eu já me fiz esta pergunta algumas vezes e saí em busca de opções deliciosas, para listar aqui o que você precisa experimentar na sua visita à capital holandesa.


1. Bitterballen: o famoso croquete holandês

Bitterballen é um salgadinho frito muito crocante por fora e macio por dentro à base de carne, farinha e muitos temperos. Conhecem esse snacks, né? É o famoso croquete, só que arredondado e vendido em porções. Geralmente servido com mostarda e de recheio de carne. No entanto, eu experimentei uma porção de bitterballen, todos com base de carne, mas com vários sabores diferentes. Amei especialmente o de trufas e cogumelos. Ah, é vendido bem quente, então cuidado para não queimar a língua.

Experimentei em alguns lugares, mas onde mais indico é em um estande no The FoodHallen (uma praça de alimentação que vale muito a pena conhecer), chamado: De Ballen Bar. Simplesmente divinos!

Endereço The FoodHallen: Bellamyplein 51, Amsterdam | De Ballen Bar fica localizado no final do corredor do lado esquerdo.


2. Stroopwafel: biscoito holandês

Stroopwafel é um biscoito holandês em formato redondo com uma casquinha bem crocante e com recheio de caramelo bem consistente. Traduzindo stroopwafel significa “waffle com calda”. É uma delícia!

Recomendo experimentar o stroopwafel que, além do recheio de caramelo, vem com cobertura e é super fotogênico. Este da foto abaixo é da Melly’s Stroopwafels, que fica localizada ao lado da Dam Square, no endereço: Nieuwezijds Voorburgwal 141. É maravilho e quentinho!

https://www.instagram.com/p/B1Hk3-WIs0c/

Também adoro comer a versão menor que vende em pacotinhos e que você pode levar para casa para tomar com café. Pode ser comprado na loja que indiquei acima, na feira da Albert Cuyp Market ou no mercado (o do Albert Heijn é bem gostoso).

Ah, uma dica boa é você colocar seu stroopwafel em cima da boca da xícara de café, chá ou chocolate quente por um tempinho. O recheio vai derreter e vai ficar ainda mais gostoso!

Stroopwafel

3. Torta de Maçã da Winkel 43

A fama é que na Winkel 43 você come a melhor torta de maçã de Amsterdam. Como não comi todas, não posso afirmar isso. Mas que de fato é uma torta de maçã extraordinária: ISSO É. EXPERIMENTE.

Torta de Maça – Winkel 43

Endereço Winkel 43: Noordermarkt 43 | Localiza-se a 500 m da Casa de Anne Frank, por isso é uma pedida combinar essa programação.


4. Cookie Van Stapele Koekmakerij

Simplemente o melhor cookie que já comi na vida: Van Stapele Koekmakerij!! Casquinha de chocolate e recheio de chocolate branco, quer combinação melhor? O cheiro dessa loja é sentida da esquina da rua e a fila muitas vezes também pode ser vista de longe. Mas, vai por mim, e encare esta fila e saia de lá com uma caixinha de no mínimo 9 e não tenha dúvidas que ela acabará bem rápido.

Endereço Van Stapele Koekmakerij: Heisteeg 4 | Combine a programação com a visita ao Museu de Amsterdam e à vila Begijnhof. São do lado!


5. Queijo amarelo holandês

Se tem uma coisa que é conhecida internacionalmente, é o queijo holandês. Quem aí já ouviu falar no queijo Gouda? Além deste, ainda são bastantes populares os queijos Edam e Leyden. Há várias lojas de queijo espalhadas pela cidade que além de comprar, você pode degustar estas delícias.

Loja de Queijos Henri Willig
Loja de Queijos Henri Willig
Loja de Queijos Henri Willig
Loja de Queijos Henri Willig
Loja de Queijos Henri Willig
Loja de Queijos Henri Willig
Loja de Queijos Henri Willig
Loja de Queijos Henri Willig
Loja de Queijos Henri Willig

Recomendo conhecerem as lojas Henri Willig, a mesma loja de queijos que tem em Zaanse Schans e que falei para vocês neste post aqui. Tem várias lojas em Amsterdam também.


6. Tony’s Chocolonely

O Tony’s é um chocolate produzido em Amsterdam. Além de uma loja linda e com a opção de você montar sua própria barra de chocolate, a Tony’s tem como missão tornar 100% livre de trabalho escravo toda a cadeia de produção do chocolate. Pela delícia que é e pela causa, vale a visita!

o que comer em amsterdam

Endereço: Pazzanistraat 1

Consulte o horário de funcionamento: https://tonyschocolonely.com/nl/nl/doe-mee/tonys-store


7.Poffertjes: mini panquecas holandesas

Sabe aquelas panquecas, seja com mel, nutella ou caramelo? Aqui eles costumam comê-la pequenininha e fica uma delícia! São as famosas Poffertjes. Você pode encontrar em cafés ou sendo feitas na hora em barraquinhas.

Indico que conheçam a feira de rua Albert Cuyp Market em De Pijp e coma as panquecas fresquinhas na barraca Poffertjes Albert Cuyp.

Poffertjes – Mini panquecas

8. Batata frita servida no cone

As famosas batatas fritas servidas em cone com molho de maionese não são originais daqui, mas dominam as ruas de Amsterdam. Estando pela Dam Square, você verá várias lojas vendendo a batata. No entanto, a mais famosa e gostosa que já experimentei foi a da loja Manneken Pis, que fica localizada entre a Centraal Station e a Dam Square, no endereço: Damrak 41.

É um bom tira gosto para matar a fome durante as andanças pela cidade. Eu que sou fã de batata frita, AMO!


9. FEBO: fast food holandês

Eu não poderia deixar de fora dessa lista o FEBO: fast food mais famoso aqui de Amsterdam e que também tem um em cada esquina. No FEBO, você mesmo escolhe sua comida em uma vitrine, põe a moedinha em uma espécie de vending machine e pronto! Comida na mão. Para facilitar, caso você não tenha moeda, há uma máquina que você pode trocar suas notas em moedinhas.

Eu recomendo que conheçam o Broodje kroket, que é como se fosse um cachorro quente de croquete. Uma delícia!

FEBO – Broodje kroket

10. Moeders: restaurante típico

Poxa, Mari, mas até agora você só falou de fast food e doces. Não tem um restaurante típico, para comer comida de verdade? Tem!! Não são muitos, pois aqui há muito restaurante bom, mas de outras nacionalidades.

Para experimentar a comida holandesa mesmo, eu recomendo que você conheça o restaurante Moeders, que significa mãe em dutch. O restaurante é repleto de fotos de mães. Isso mesmo, você inclusive pode levar a foto da sua e compor a decoração.

Falando em pratos típicos, lá você poderá encontrar alguns, como Stamppot (salsicha e bacon com purê de batata) e Suddervless (carne cozida servida com batatas e repolho). Quando eu fui, pedi um mix de um pouquinho de cada prato típico para conhecer. Muito gostoso!

Restaurante Moeders
Restaurante Moeders
Restaurante Moeders
Restaurante Moeders
Restaurante Moeders
Restaurante Moeders
Restaurante Moeders
Restaurante Moeders
Restaurante Moeders

Endereço Moeders: Rozengracht 251 | Muito importante reservar com antecedência no próprio site do restaurante:
http://www.moeders.com/en/reservations


Espero que aproveitem essas dicas e, tendo mais sugestões, me contem aqui nos comentários!





Booking.com
Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Topo