América do Sul, Chile, Vinhos e Degustação

14 dias no Chile – Roteiro incluindo Deserto do Atacama, Santiago e do Vale de Colchagua

18 fev 2017 • por Natalia Goes • 0 Comentários

Saí de férias no início de 2017 e escolhi o Chile como destino mais uma vez. Fui para ficar 14 dias e planejava conhecer outras regiões do Chile. Entre tantas interessantes optei por 2: Deserto do Atacama e Vale de Colchagua. O roteiro completo eu deixo aqui para você.

Em 2016 também visitei o país por 8 dias, quando conheci Santiago e arredores – o roteiro destes 8 dias você encontra aqui.

Deserto do Atacama: a paisagem incrível de Piedras Rojas

Veja também…

Roteiro

Ao todo viajei por 14 dias divididos da seguinte maneira:

3 dias em Santiago

Dia 1: Chegada em Santiago + Visita guiada e degustação na vinícola Cousiño Macul

Dia 2: Visita guiada e degustação na vinícola Santa Carolina

Dia 3: Passeio em Cajón del Maipo

Uvas quase prontas para a colheita, que geralmente tem início no final de fevereiro
Embalse El Yeso, visitado durante o passeio em Cajón del Maipo

5 dias em San Pedro de Atacama

Dia 1: Chegada em San Pedro e organização dos passeios pelo Deserto do Atacama

Dia 2: Passeio para Lagunas Escondidas

Dia 3: Passeio para Salar de Talar, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Dia 4: Passeio para Geiseres del Tatio e para o Vale da Lua e Vale da Morte

Dia 5: Passeio para o Salar de Tara e Tour Astronômico

Mais uma paisagem incrível do Atacama

4 dias em Santa Cruz

Dia 1: Viagem desde San Pedro de Atacama até Santa Cruz; chegada em Santa Cruz e visita à vinícola Ventisquero (Sunset)

Dia 2: Visita guiada e degustação nas vinícolas Viu Manent, Neyen e Lapostolle

Dia 3: Visita guiada e degustação nas vinícolas Montes e MontGras

Dia 4: Visita à loja de vinhos da vinícola Laura Hartwig, visita guiada e degustação na vinícola Ventisquero + volta para Santiago

Vinícola Ventisquero, em Apalta, no Valle de Colchagua

2 dia em Santiago

Dia 1: Dia livre em Santiago para passear pela cidade e comprar vinhos

Dia 2: Volta para o Brasil

Hospedagem

Santiago

Em Santiago minha hospedagem foi de 2 maneiras diferentes:

Ibis Providência, no início da viagem; Já havia me hospedado neste bairro e gostado muito.

Apartamentos Bea, também em Providência, no final da viagem.

Reserve seu hotel em Santiago sem custos adicionais usando este link.

San Pedro de Atacama

Hotel La Casa de Don Tomas, próximo a Calle Caracoles (10 minutos caminhando), a principal de lá. Eu queria sossego, algum conforto e proximidade do centro. Consegui tudo isso neste hotel.

Reserve seu hotel para conhecer o Deserto do Atacama sem custos adicionais usando este link.

Santa Cruz

Cava Colchagua Hotel Boutique, próximo às várias vinícolas da região. Meus objetivos em Santa Cruz eram visitar as vinícolas da região e descansar um pouco. Após muito pesquisar escolhi este hotel, que atendeu perfeitamente ao meu propósito. Sai de lá com dor no coração querendo ficar mais dias. Ahhh..e um detalhe lindo: os quartos são antigos barris de carvalho que no passado eram utilizados para produção de vinho. Não é demais?

Reserve seu hotel em Santa Cruz sem custos adicionais usando este link.

Locomoção

Rio –> Santiago

Voei para Santiago a partir do Rio de Janeiro de GOL. A Latam também oferece este trecho sem escalas.

Santiago –> San Pedro de Atacama

Voei de SKY desde Santiago para Calama, onde fica o aeroporto mais próximo da cidade de San Pedro de Atacama. A Latam também oferece este trecho. De Calama fui de transfer até meu hotel em San Pedro de Atacama (cerca de 1h10m de trajeto).

Fiz a reserva do meu transfer com a empresa Transfer Pampa, indicação da FlaviaBia Expediciones (empresa que eu havia reservado meus passeios desde o Brasil). O serviço prestado foi excelente e eles foram bastante pontuais.

Contato: transferpampa@gmail.com

Valor: $12.000 pesos chilenos o trecho ou $20.000 pesos chilenos ida e volta (fev/17)

Diversas outras empresas tem guichê no aeroporto de Calama e oferecem o serviço de transfer para San Pedro de Atacama: Licancabur, Transfer Andino, Transvip.

Além das agências de transfer, existe a opção de pegar um ônibus que sai do aeroporto de Calama até o terminal de ônibus em San Pedro de Atacama. Este ônibus estava sendo oferecido por $8.000 pesos chilenos (fev/17).

Veja também…

San Pedro de Atacama –> Santa Cruz

Voltei desde San Pedro de Atacama de transfer para Calama (Transfer Pampa) e de Calama novamente voei SKY até Santiago.

No aeroporto de Santiago pegamos um carro alugado através da RentCars e seguimos pela Ruta 5 Sur em direção à cidade de Santa Cruz. O trajeto durou cerca de 2 horas.

Conheça a RentCars, compare os preços de diversas locadoras diferentes e escolha a opção mais econômica através deste link.

Santa Cruz –> Santiago

Voltamos de carro alugado pela Ruta 5 Sur até Santiago, onde devolvemos nosso carro.

Santiago –> Rio de Janeiro

Mais uma vez voamos de GOL para regressar ao Rio.

Internet, wi-fi e uso do celular no Chile

Com o passar dos anos o celular virou um artigo indispensável nas viagens: ele é camera fotográfica, mapa e o principal: nossa conexão com o mundo. Porém muitas vezes é complicado chegar em um novo país e adquirir um plano de dados e telefonia.

Nesta viagem tivemos o apoio* da EasySim 4U, que nos enviou de cortesia um chip internacional quando ainda estávamos no Brasil. O chip veio pré-programado para as datas da minha viagem e tinha um plano de dados ilimitado. Funcionou muito bem nas 3 cidades que visitei (Santiago, San Pedro de Atacama e Santa Cruz) e meu único trabalho quando cheguei no Chile foi trocar o chip do meu aparelho pelo chip enviado pela EasySim 4U. Demais, não é mesmo?

*Todos estes parceiros são recomendados por nós e ainda nos ajudam a manter o blog com comissões, sem nenhum prejuízo para quem acessa através de nossos direcionamentos e em alguns casos até com descontos muito bons para nossos seguidores. Obrigada por utilizar nossos links!

Câmbio

Optei por fazer cambio 100% em Santiago, porque sabia que as cotações em San Pedro de Atacama não eram favoráveis.

A casa de câmbio em Santiago que oferecia melhores valores na época que viajei (fev/17) era a Cambios Santiago (Avenida Pedro de Valdívia, 29, Providência), que tem um site na internet que é ótimo para pesquisa da cotação antes da viagem, ainda do Brasil. 🙂

Em janeiro/16 a cotação em Santiago estava terrível: na faixa dos 150-170 pesos chilenos para cada real; em fevereiro/17 estava bem melhor: 210 pesos chilenos para cada real.

Já em San Pedro de Atacama a cotação que encontrei estava 160 pesos chilenos para cada real em fevereiro/17. Então vale a pena pesquisar antes de viajar. 😉