Europa, Portugal

Não fique velho para conhecer Portugal!

31 ago 2015 • por Marianne Teixeira • 1 Comentário
Tivemos o enorme privilégio de compartilhar o roteiro de Lua de Mel da Lívia Freitas e do Luiz Felipe e nos deliciar com todos os lugares que eles passaram por Portugal! Aproveitem essas dicas incríveis!

Um roteiro de 7 dias de Lisboa ao Porto

Por Lívia Freitas

Estive em Portugal em Abril/2015 como primeira parada da minha Lua de Mel. Vimos um país organizado e preparado para receber turistas, que na maioria tem mais idade. Mas acreditem, Portugal pode ser mais especial do que vocês imaginam! Além de ser uma viagem relativamente barata se comparada a outros países da Europa tem um charme único!

Dia 1: Chegada em Lisboa

Chegamos no aeroporto as 6h da manhã. Alugamos o carro pela Rentalcars.com, que nos jogou para uma empresa chamada interent. A empresa era tranquila, mas não tem guichê no aeroporto e tivemos que aguardar até as 8h para pegar o carro. Se for alugar, procure Europcar, Avis, Herzt e Budget pois o guichê é no aeroporto e abrem mais cedo.
Saindo de lá, pegamos a direção de Coimbra, paramos o carro na Praça da República, fomos até o centro de informações turísticas e rodamos a pé. A tradicional Universidade de Coimbra é realmente belíssima e tradicional. 2 horas foram suficientes para conhecer Coimbra.

Dali, seguimos até Mealhada, onde almoçamos no restaurante Pedro dos Leitões: leitões assados com batatas fritas e saladinha! Para acompanhar, espumante da casa: 5€ por 375ml.

Após o almoço, partimos para o Porto e fomos para o hotel descansar. Se fosse fazer novamente, não sairia de Lisboa para viajar, atravessamos um fuso de 4h e pegamos estrada, foi uma luta para nos manter acordados.
Chegando ao Porto, descansamos e fomos passear pela cidade até chegar ao restaurante LSD – Largo de São Domingos (Largo de Sao Domingos, 78) . Degustamos um bom vinho e pedimos uma tábua de queijos com compotas. Que delícia!

Passeamos pela Ribeira a noite e ali também tem bastante opção para jantar.

Dia 2: Dia de explorar o Porto

Como ficamos no Ibis e não tinha café da manhã incluído, resolvemos explorar a cidade e tomamos café em uma cafeteria bem simpática, dentre várias que tem no porto. Depois disso, fomos andar. No Porto se conhece tudo a pé. Paramos o carro num estacionamento conveniado do hotel e só pegamos quando saímos da cidade. Passamos pelo Mercado do Bolhão, que é o mercado municipal da cidade. Ali é o lugar para comprar todas as lembrancinhas de viagem, pois é bem mais barato que outros lugares turísticos. Toalhas típicas, rendadas são lindas e baratas!

Seguimos até a Câmara Municipal, descemos pela Av. dos Aliados e seguimos pela Rua dos Clérigos. Pegando a Rua das Carmelitas, encontramos a Livraria Lello que foi onde a JK Rowling se inspirou para escrever Harry Potter. Seu interior lembra muito a escada de Hogwarts.

Seguimos para a Reitoria da Universidade do Porto, Igreja das Carmelitas e depois para a Torre dos Clérigos. Lá, pagamos 3 euros para subir a torre e ter uma vista 360° da cidade. Vale a pena.

Começou a chover muito e decidimos comprar um ônibus turístico – Yellowline – e fizemos todo o percurso histórico para ter um overview da cidade, abrigados da chuva. Esse percurso faz o centro histórico, vai até o litoral e atravessa para vila nova de Gaia, que possui a vista mais bonita da cidade do Porto.

Depois do Tour, almoçamos no Café Santiago uma francesinha – prato típico do Porto, que tem inspiração no prato francês croq monsieur – mas que como toda comida portuguesa é muito mais encorpada. Tudo dentro de um sanduíche (linguiça, mortadela, presunto, salsicha fresca, um ovo estalado em cima, gratina com queijo, molho de tomate e cerveja) e batata frita para acompanhar. Comemos meio cada um e por isso deu para comer um pastel de nata na Casa das Tortas, na mesma rua! De comer rezando!

Depois fomos desgastar o almoço na Rua Santa Catarina, comprar umas lembranças e bolsas de cortiça – bem típica da região também.
Voltamos para o hotel para descansar e a noite jantamos no restaurante “A parte” (Rua das Flores, 46). O prato principal foi aqueles que comemos bem devagar para não acabar: bife de fillet com massa folheada, recheado com queijo da serra da estrela. Um pouco caro para a região, mas valeu a pena cada centavo!

Dia 3: Começamos o dia pela Estação São Bento…

… que é linda com seus azulejos históricos. De lá seguimos para a Igreja da Sé, que igreja maravilhosamente trabalhada!!!

Como o tour do ônibus no dia anterior incluía o passeio de barco, chegamos a ribeira e pegamos o barco de 12:30. Ele passeia pelo Douro e garante ótimas fotos!

Saindo dali, cruzamos a ponte a pé e chegamos à Vila Nova de Gaia, que é a cidade do outro lado do Rio Douro de se concentram as Caves de Vinho do Porto. Conhecemos a Porto Calen, mas na verdade, todas são muito parecidas e têm visitas a cada 30 min, e todas elas finalizam com uma degustação. Vale a pena comprar vinhos por lá.

À noite, fomos jantar no Café Magestic que fica na Rua Santa Catarina, bem próxima ao nosso hotel. O jantar foi maravilhoso: Pedi o prato do dia que era um polvo assado com batatas aos murros. Estava perfeito. De sobremesa, rabanada! Mas não é qualquer uma … Com calda de ovos e amêndoas! Divina!

Dia 4: Saímos do hotel por volta de 9h e pegamos estrada rumo a Aveiro…

A cidade é uma graça, com seus canais e Moliceiros (parecido com as gôndolas de Veneza). Entramos numa padaria (e pode ser qualquer uma!) e comemos os autênticos ovos moles de Aveiro, que são uns docinhos com massa de hóstia recheados de creme de ovos.

Seguimos para o Santuário de Fátima. Valeu cada minuto pela energia daquele lugar. Que paz!
Seguimos então para a pequena cidadezinha de Óbidos, que é uma cidade construída no interior de uma muralha. Muito bonita e muito interessante! Seu principal castelo hoje é um Hotel. É típica pelos seus chocolates e doces!

Pegamos estrada rumo a Lisboa, e jantamos no restaurante Casa do Bacalhau (Rua do Grilo, 54), Um pouco longe do centro, mas sensacional !

Dia 5: Lisboa

Em Lisboa ficamos no Hotel Fenix Music, que tinha acabado de inaugurar. Recomendo pelo maravilhoso e completo café da manhã, como pelas instalações Hi-tec e o pessoal muito simpático.
Pela manhã, pegamos um Tuk-tuk e foi bem legal para passear por algumas áreas e alguns mirantes. Passeamos pelo Castelo de São Jorge, Igreja da Sé e as atrações turísticas da redondeza.

Na parte da tarde fomos até o Mosteiro dos Jerônimos, Monumento dos Descobrimentos e Torre de Belém. Lá você encontra os originais Pasteis de Belém (que fica ao lado do Mosteiro dos Jerônimos). Fica bem cheio, mas anda rapidinho se você comprar para levar. É sem dúvida o melhor Pastel de Belém de Portugal.

Dia 6: Fomos para a área nova de Lisboa…

Visitamos o Oceanário e passeamos pelo Parque das Nações. Almoçamos no restaurante Honorato, que é uma franquia de hambúrgueres artesanais, muito bom!

Seguimos para o bairro alto e por ali passeamos até o cair da tarde. Jantamos na Cervejaria Trindade, que tem um Chopp próprio, uma comida gostosa e um preço bom.

Dia 7: Muito próximo de Lisboa está a região de Sintra, que é cheia de palácios de veraneios!

Tão lindos que você nem acredita! Passeamos de carro por ali e resolvemos conhecer o Palácio da Pena. Depois seguimos até o centrinho onde almoçamos.

Dali fomos até o Cabo da Roca que é o ponto de continente mais próximo ao Brasil. Tem um visual lindo!
Para finalizar, seguimos até a região praiana de Cascais, que é uma graça!
Foram 7 dias ótimos, com passeios muito legais e adequados ao tempo. Certamente voltarei para conhecer outras áreas e degustar essa gastronomia que eu amo de paixão!
————————————————————————————————————————–

Lívia, agradecemos muito por ter compartilhado essas ótimas dicas com o Profissão Turista e ter nos deixado literalmente babando por Portugal!! Adoramos! Obrigada!

__________________________________________________
Dicas importantes para organizar sua viagem:

• Gosta de estar sempre conectado? Easysim4u pode te ajudar. Consulte os preços de pacote de dados para Europa:
  • Ainda buscando seu hotel? Veja aqui algumas opções em Portugal no Booking:
*Todos estes parceiros são recomendados por nós e ainda nos ajudam a manter o blog com comissões, sem nenhum prejuízo para quem acessa através de nossos direcionamentos e em alguns casos até com descontos muito bons para nossos seguidores. Obrigada!